Até sábado, 13 de setembro, Nelas recebe a Rural Experience 2025, uma iniciativa da Associação Rural Move que, pela terceira vez, leva um grupo de 10 trabalhadores remotos a viver e trabalhar durante uma semana num território rural.
Ao longo de sete dias, os participantes vão trabalhar a partir do espaço de coworking do Cineteatro de Nelas, conhecer projetos e empreendedores locais, participar em atividades culturais e de lazer, conviver com a comunidade e mergulhar na autenticidade da região do Dão.
O objetivo da Rural Experience é duplo: por um lado, dar a conhecer o concelho de Nelas como destino de vida e de trabalho remoto, promovendo a sua atratividade para novos residentes; por outro, aproximar a comunidade local destas novas realidades, criando laços e gerando impacto positivo no território.
Esta experiência pretende mostrar que o Interior é um lugar com qualidade de vida, oportunidades e futuro.
Num momento em que vastas áreas do Interior de Portugal foram devastadas pelos incêndios rurais, iniciativas como esta pretendem contribuir para
revitalizar estas regiões, dar esperança às comunidades e reforçar a sua atratividade.
«Sabemos que o trabalho remoto representa uma oportunidade única para repovoar e dinamizar os territórios rurais. Mas é fundamental que exista ligação com as comunidades locais, para que esta relação seja sustentável e traga benefícios para todos», refere Rui Santos, Secretário-Geral da Rural Move.
Esta iniciativa tem a parceria e apoio do Município de Nelas, da Landescape
(agência de experiências de turismo de natureza e aventura) e da associação
INterioriza-te, inserindo-se na estratégia da Rural Move de dinamizar os territórios de baixa densidade e apoiar quem quer viver, trabalhar ou investir no Interior.