O Parque Botânico e Fluvial Temático do Rio Paiva, situado na freguesia de Souselo, em Cinfães, foi distinguido com o prémio internacional “Best of Best”, nas categorias Parks e Architecture + Wood dos 4 Future Awards 2025, uma prestigiada competição internacional de arquitectura, design e sustentabilidade.
Segundo a PARADOXO Arquitectura, empresa por detrás do projeto,”A obra destaca-se pelo conceito da intervenção no parque – a utilização de materiais naturais que na convergência dos percursos e das zonas temáticas elevam um edifício que num jeito escultural assemelha-se a um tronco serrado tornado habitável. Os materiais naturais selecionados nesta intervenção demonstram a sua transformação e apropriação pelas forças da natureza e do tempo. Este parque reflete mais uma tentativa para que a arquitetura não seja reduzida ao ato construtivo, mas seja o esforço de harmonização entre o artifício e o natural, e que desta intimidade se manifestem as experiências sensoriais e um renovado espírito do lugar.”
Para a autarquia, este reconhecimento é “motivo de grande orgulho para Cinfães, que continua a afirmar-se como um território de excelência ambiental e de inovação!”
Foto // Município de Cinfães















