Com 379,04 km² de área e 13 736 habitantes, de acordo com os dados dos últimos Censos, o concelho de Castro Daire é composto por 16 freguesias: Almofala; Cabril; Castro Daire; Cujó; Gosende; Mamouros, Alva e Ribolhos; Mezio e Moura Morta; Mões; Moledo; Monteiras; Parada de Ester e Ester; Pepim; Picão e Ermida; Pinheiro; Reriz e Gafanhão e São Joaninho.
Às eleições Autárquicas do próximo domingo, 12 de outubro, apresentam-se a sufrágio quatro listas. A coligação PPD/PSD.CDS-PP, encabeçada pelo atual Presidente da Câmara, Paulo Almeida, o Partido Socialista que se apresenta a votos com Gonçalo Matos, o CHEGA que volta a repetir a candidatura de 2021, mas desta vez com Manuel Rocha como cabeça de lista, e a CDU que escolheu Vera Esteves, a única mulher a entrar na corrida.
O atual Edil, Paulo Almeida, procura renovar a confiança dos eleitores pela terceira vez consecutiva. O candidato do PPD/PSD.CDS-PP lidera os destinos daquela Autarquia há 8 anos e, na altura de olhar para um eventual terceiro mandato, define como prioridade a realização de «grandes obras», com destaque para o investimento que ronda os oito milhões de euros no balneário das Termas do Carvalhal e para a construção de uma nova variante que ligará a A25 à vila Castrense.
Com uma vasta experiência associativa, o advogado de 44 anos, Gonçalo Matos, não é militante mas conta com o apoio do Partido Socialista para estas eleições. O antigo Presidente da Direção da AD Castro Daire define como prioridades a saúde e a formação. O programa eleitoral, que assenta em 10 áreas de intervenção, privilegia também a economia, a agricultura e a agropecuária, e a área social.
Já o CHEGA apresenta pela segunda vez uma lista a esta Autarquia. Depois de Manuel Jesus Pertancho, em 2021, Manuel Rocha é a aposta do Partido liderado por André Ventura. O antigo militar e atual inspetor tributário explica que o foco desta candidatura «está nas pessoas e nas suas ideias, na sua valorização e na cultura do concelho».
Vera Esteves, auxiliar de ação direta numa unidade de cuidados continuados no concelho, tem 45 anos e é a candidata da CDU. Com o objetivo de alcançar um resultado melhor do que há quatro anos, onde a coligação PCP-PEV “arrecadou” um total de 2,09% dos votos, a militante do PCP define como prioridade dar «qualidade de vida» às pessoas que residem em Castro Daire.
Nas últimas eleições Autárquicas, a coligação PPD/PSD.CDS-PP venceu com 61,58%, à frente do PS com 28,66%, do CHEGA com 4,40% e do PCP-PEV com 2,09%.










 
                                     
             
            




