Luz da Paz de Belém partilhada na Catedral de Viseu

23/12/2025 10:30

A Luz da Paz de Belém, que viajou milhares de quilómetros, sem nunca se apagar, desde a Gruta da Natividade, em Belém, onde Jesus nasceu, foi partilhada com cerca de 500 escuteiros dos vários agrupamentos da região, entre eles assistentes, chefes e guias, assim como fiéis e autoridades de segurança e proteção civil: PSP, GNR e Bombeiros Sapadores de Viseu. 

A cerimónia da partilha, que este ano teve como tema ‘Luz da Paz de Belém, Uma Luz que nos orienta’, realizou-se na noite da passada sexta-feira, 19 de dezembro, na Catedral de Viseu. A luz foi transportada por Afonso Marques, de 8 anos, do Agrupamento de Escuteiros do Viso, que acolheu com alegria e entusiasmo esta missão, e a entregou ao Bispo de Viseu, D. António Luciano, que a partilhou com todos os presentes.

D. António Luciano, que presidiu à Celebração da Palavra, enalteceu o momento de fé, comunhão e esperança «que nos recorda o nascimento do Salvador do mundo, o Príncipe da Paz, neste caminho de Advento que nos prepara para o Natal». «Devemos deixar-nos iluminar cada vez mais por esta luz que é Cristo, a luz do mundo. A caminho do Natal, recebemos esta luz abençoada, que nos guia», sublinhou.

Ao recordar a missão dos escuteiros, que «são chamados a levar a luz de Cristo ao mundo» através do testemunho, do serviço e da alegria, cuidando em simultâneo da natureza e da casa comum, o Bispo pediu que continuem «a ser protagonistas da mudança» e que «partilhem esta luz com tantos irmãos e irmãs, para que não se extinga e continue a crescer».

D. António Luciano convidou a assembleia presente para o encerramento do Jubileu da Esperança, no dia 28 de dezembro, às 15h30, na Catedral de Viseu. «Conto convosco. Juntos, como Igreja diocesana, mostramos ao mundo que somos luz, esperança, mas também compromisso e artífices da mudança. Nós queremos ser construtores de um mundo novo, onde reine a paz tão necessária no mundo de hoje», apelou.

A cerimónia da partilha da Luz de Paz de Belém foi organizada pela Junta Regional de Viseu do Corpo Nacional de Escutas. «Esta cerimónia reveste-se de grande importância para todos os agrupamentos, pois acolhemos uma luz que nos orienta, como um farol que brilha mesmo quando a noite é longa e escura ou o caminho parece incerto. Que esta luz nos recorde que a paz começa em gestos simples, no cuidado, no serviço, no encontro com o outro. Que cada um de nós assuma, com humildade e coragem, o papel de mensageiro da paz, levando esta luz, que nasceu em Belém, a todos aqueles que mais precisam de encontrar um rumo», realçou o chefe Paulo Esteves, responsável pela Junta Regional de Viseu.

No final da cerimónia, tomou posse o novo Assistente Regional do Corpo Nacional de Escutas, Padre José Luís Fernandes, tendo sido igualmente reconhecido e agradecido o trabalho e a dedicação do assistente cessante, Padre Geraldo Morujão, que concelebraram na cerimónia.

A celebração terminou com a bênção, despedida e envio da luz, que agora será partilhada nas várias comunidades, com o pedido que seja colocada à janela na noite de Natal.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *