Após a instalação e tomada de posse dos novos Órgãos Autárquicos para o quadriénio 2025/2029, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Azevedo determinou, por despacho de 7 de novembro, a atribuição de pelouros aos membros que compõem o órgão executivo viseense, em regime de permanência, garantindo a organização e operacionalização das políticas e áreas de governação municipal.
Sob a sua responsabilidade, o Presidente da Câmara possui a coordenação política e administrativa global, liderando os eixos de planeamento, finanças e proteção civil/ segurança. No domínio da cooperação e das relações internacionais e institucionais, com diversas entidades, o autarca é quem assume, também, a representação municipal.
A par destes, João Azevedo soma, ainda, pastas essenciais à governação municipal, como a cultura, o património e o desporto, assim como a comunicação institucional e a participação cívica, pilares na coesão territorial e identitária.
Já Adelino Azevedo Pinto, que assume o cargo de Vice-Presidente da autarquia, concentra em si as vertentes educativa, tecnológica e de mobilidade, promovendo a inovação e a eficiência institucional.
Além destas funções, tem a seu encargo áreas como a igualdade, a juventude e a cidadania. Complementarmente, integra a auditoria interna e a transparência municipal, domínios essenciais para assegurar a qualidade da governação e o acompanhamento do desempenho interno.
Na liderança do pilar humano e económico da Câmara Municipal, encontra-se a Vereadora Marta Rodrigues. Ela que agrega em si áreas estruturais como os recursos humanos, a habitação, a saúde, a ação social ou o desenvolvimento económico.
É ainda responsável por garantir a interligação entre políticas sociais e de emprego, unindo o crescimento económico e a coesão territorial. A modernização administrativa complementa o seu papel na gestão interna e no bem-estar organizacional.
Miguel Pipa, também ele em funções executivas na autarquia viseense, tem sob a sua alçada a gestão do território e das infraestruturas, ao assumir pelouros como as freguesias, o urbanismo ou as obras públicas.
É responsável pelo Plano Diretor Municipal (PDM), a coordenação com as Freguesias e a planificação urbana. A sua ação estrutura a base física do desenvolvimento do concelho, articulando planeamento e proximidade.
O ambiente, a energia, a agricultura, a floresta e o turismo são pelouros assumidos pelo Vereador Pedro Ribeiro. Enquanto membro com funções executivas, detém responsabilidade direta pelos eixos ambientais e energéticos, pela valorização do concelho enquanto destino turístico de excelência e pela atividade do setor primário.
Recorde-se que, em funções não executivas, integram também a Câmara Municipal de Viseu os Vereadores João Paulo Gouveia, Leonor Barata e José Alberto Ferreira, pelo partido PSD, e o Vereador Bernardo Pessanha, pelo partido Chega.















