Conhecido pelo seu icónico Castelo, o concelho de Penedono é um território com uma dimensão total de 133,72 km. Ali residem 2.804 habitantes, de acordo com dados do INE referentes a 2023, nas sete freguesias do concelho: Antas e Ourozinho, Beselga, Castainço, Penedono e Granja, Penela da Beira, Póvoa de Penela e Souto.
Num concelho que só conhece lideranças do PSD e da AD (Aliança Democrática), Cristina Ferreira, atual Presidente da Autarquia, procura dar seguimento a essa tendência e avançar, assim, para o segundo mandato à frente dos destinos do Município. A Autarca sente que tem «o dever de cumprir» as obras iniciadas e implementar novos projetos. Alguns já submetidos a concurso público, «muitos» adjudicados e outros em fase de execução. «Entre eles estão dois parques que são projetos-âncora para o concelho de Penedono, como é o do Magriço, um parque urbano para estacionamento de autocaravanas, um espaço infantil medieval, um outro onde poderão ocorrer concertos e pequenas feiras e um outro é para requalificação». Cristina Ferreira diz ainda que o antigo edifício da Segurança Social vai ser alvo de requalificação para que associações do concelho possam ter ali uma sede e recordou que acabou de adquirir uma cresce que estava em risco de ficar extinta.
O PS apresenta pela terceira vez consecutiva a candidata Sónia Numão. Para os socialistas a hora de saída do PSD da liderança camarária «está a chegar», uma vez que aos Sociais-Democratas «tem faltado a capacidade de fazer mais e diferente, de falar mais alto pelo futuro do concelho». Em entrevista à Rádio Observador, Sónia Numão referiu que pretende quebrar com a «monotonia» visível no concelho sob a liderança do PSD. «Custa-me ver Penedono parado no tempo, atira. A candidata Socialista identifica a habitação e o trabalho como os dois grandes problemas daquele território. «Havendo estes dois problemas, é muito difícil reverter o decréscimo da população. Há necessidade de promover alguns incentivos», finaliza.
Um ato eleitoral que conta com mais duas candidaturas. Daniel Santos tem 25 anos, é Técnico de Informática, residente em Póvoa de Penela e é candidato independente proposto pelo PCP.
Já Maria Adelaide Flora encabeça a lista do Chega que pela primeira vez vai a votos no Município de Penedono.
Nas Autárquicas 2021, o PSD obteve 48,26% dos votos, contra os 33,32% do PS, 13,92% do movimento independente“Mais Penedono”e 0,77% do PCP-PEV.