As hortas comunitárias da Quinta da Cruz, em Viseu, vão receber, no próximo dia 9 de dezembro, às 16h00, a produção “Grande Colheita”.
“Grande Colheita” é o resultado final do projeto “Horta de Deméter” que teve a duração de 3 anos e foi financiado pelo programa PARTIS & ART FOR CHANGE da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação La Caixa, programa criado com o objetivo de fomentar e difundir o papel cívico da arte e da cultura participativas enquanto impulsionadoras de mudança e de transformação social.
O projeto é desenvolvido pela CEM Palcos em parceria com o município de Viseu, a Escola Superior Agrária de Viseu, o Lar Escola de Santo António, a Escola Secundária de Viriato, a APPDA-Viseu, a AVISPT21 – Associação de Viseu de Portadores de Trissomia 21 e a ASSOL.
O espetáculo, para maiores de 6 anos, tem a duração de 90 minutos, e contempla, ainda, um percurso.
Tudo gira à volta de Perséfone e Perséfone gira à volta de si mesma, como a terra gira à volta do sol, como a lua gira à volta da terra, como as estações giram à volta dos anos, como tudo nasce, tudo cresce e tudo morre. Perséfone é juventude, é futuro, é luta, paixão e vontade de viver, é a procura do belo e a necessidade de sonhar. O espetáculo é um percurso, que é uma dança, que é uma degustação, que é um escutar da natureza. É o produto de três anos de exploração, diversão, trabalho e criação. É uma performance ao ar livre para apresentar em qualquer uma das quatro estações. O público é guiado por um insólito casal. A Perséfone, que também é Alice, que também é Filipa, é acompanhada do seu fiel e apressado companheiro, o Coelho Branco, que também é Raphael. Na viagem, que também é uma queda, que também é uma aventura, irão encontrar as mais improváveis personagens, nas mais improváveis situações. Em três locais diferentes, três momentos performativos, acompanhados de três degustações, três sopas feitas com ingredientes cultivados na Horta de Deméter, três receitas criadas pelos atores cozinheiros.
Informações e reservas em https://cempalcos.com