V21 Rural está à procura de empreendedores e ideias de negócios

31/07/2020 12:33

A incubadora de base rural de Viseu, inaugurada no passado dia 22 de julho, já está a preparar o seu primeiro projeto. O V21 Rural é um programa de capacitação gratuito que vai arrancar em setembro, uma iniciativa da Vissaium XXI, em parceria com o Município de Viseu, no âmbito do Viseu Rural.

As inscrições para a Oficina do Empreendedor estão abertas até ao dia 4 de setembro. Em horário pós-laboral, as sessões podem ser assistidas online ou presencialmente, na nova Incubadora de Base Rural de Viseu, em São Pedro de France. Sem compromisso, esta primeira fase é dedicada a todos os que acreditam ter sangue empreendedor.

São sete dias em que os participantes vão perceber o que é preciso para se tornar um empreendedor de sucesso. A Oficina do Empreendedor irá realizar-se de 14 a 25 de setembro, contará com seis dias de capacitação intensiva (das 18h30 às 20h00), mais uma visita de estudo a empreendedores do sucesso. É a primeira etapa do V21 Rural.  Os participantes vão poder avaliar o seu perfil e perceber quais as competências que têm e quais precisam de trabalhar para se tornarem empresários de sucesso. Os interessados podem inscrever-se aqui.

O programa V21 Rural foi lançado no passado dia 22 de julho. Depois da Oficina do Empreendedor segue-se o Plano de Negócios e o Estágio e Cooperação.  Com o lema “a melhor maneira de aprender é fazer”, o programa está concebido para que os participantes tenham um papel muito importante em todas as etapas, por forma a dominar todos os pormenores dos seus negócios. Não é só dedicado a novas ideias, o programa está aberto a ajudar projetos já existentes a crescer.

Como refere Sérgio Lorga o “V21 Rural vem dar vida à incubadora de base rural” e pretende dar um apoio “permanente aos empreendedores”. Com vários momentos de capacitação, “o programa intensivo irá contar com vários especialistas” e pretende dar “um forte contributo para acelerar os projetos e apoia-los nos seus primeiros meses de vida”, acrescenta o Diretor Executivo da Vissaium XXI.

Inserido no Viseu Rural, este programa de capacitação, como refere João Paulo Gouveia, vereador do Município de Viseu com pelouro do Desenvolvimento Rural, irá trabalhar para “atrair, apoiar e sobretudo capacitar e fixar ideias de negócios e empreendedores nas freguesias de Viseu”, contribuindo para um “Viseu mais coeso e competitivo”.

Presente no lançamento do projeto esteve também a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que deixou elogios ao programa de capacitação, defendendo a importância de fixar jovens e trazer ideias fora da caixa para territórios de baixa densidade por forma a “haver uma renovação geracional nestes territórios” e potenciar a “criação de emprego e valor na economia local e regional”.

Também Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, mostrou ter expectativas muito positivas para o programa V21 Rural, destacando a importância destes programas para o desenvolvimento dos projetos.

Programa V21 Rural quer acelerar os projetos dos empreendedores

O Programa V21 Rural destina-se a promotores de ideias de negócios que pretendam lançar a sua empresa e empresários instalados que ambicionem alavancar ou desenvolver negócios de matriz rural.

Totalmente gratuito, compreende momentos de capacitação, networking, acompanhamento individualizado, visitas de estudo e estágios formativos em empresas modelo. Direcionado para projetos de cariz rural, o programa vai apoiar ideias de negócios nas áreas de produção agrícola, florestal e pecuária; comercialização e embalamento de produtos agroalimentares, atividades de base tecnológica de suportes às atividades do setor e outros serviços conexos, desde consultadoria, turismo rural, artesanato, etc.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *