A cerimónia militar, que assinalou o 14º aniversário do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana em Viseu (atual designação) e os 104 anos de presença ininterrupta da GNR no distrito de Viseu, juntou, esta manhã, no centro da cidade de Tondela, inúmeros militares de várias unidades, além de centenas de pessoas.
«A semana e os dias que temos vivido em Tondela são o reflexo daquilo que nós queremos que seja a relação entre o Município e a Guarda, uma relação de proximidade, de cumplicidade e acima de tudo de defesa dos nossos cidadãos. Obrigado pela vossa presença e agradecer, de forma penhorada, a honra que deram a Tondela por comemorarem aqui o vosso aniversário», afirmou a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges.
«Celebramos hoje o 14º aniversário do Comando Territorial de Viseu, com a atual designação, contudo, a nossa história é imensa e cheia de significado”, disse o coronel Vítor Assunção, comandante do comando territorial de Viseu da GNR, acrescentando que a força de segurança está em Viseu e Tondela desde 1919.
«Com esta singela cerimónia assinalamos mais um ano de presença ininterrupta da GNR no distrito de Viseu, procurando, assim, honrar o legado do passado, determinados no presente e com os votos renovados de compromisso com o futuro», afirmou.
«É justamente com este enfoque que diariamente os 933 militares e os 55 funcionários civis, que integram este comando territorial, integrados em sete destacamentos e 30 postos territoriais, desenvolvem a sua atividade, num quadro de particular exigência e risco, determinados em garantir a segurança e o pleno exercício dos direitos, liberdades e garantias de todos os cidadãos que juraram proteger», realçou.
O comandante da GNR de Viseu garantiu ainda que a força policial vai estar sempre pronta «para dar resposta às permanentes solicitações decorrentes da difícil e exigente missão» que a força de segurança tem «de conferir segurança e apoio às populações».
Já o tenente-general Santos Correia, comandante-geral da GNR, defendeu que a efeméride celebrada hoje «além de recordar as origens e tradições desta unidade constitui uma sentida e sincera homenagem a todos quanto nela serviram».
«Aproveito este momento para, uma vez mais, demonstrar o meu apreço e testemunhar que o efetivo deste comando territorial tem sabido elevar bem alto o mote da sua divisa. Através do exemplar espírito do bem servir, dedicação e brio têm os militares e civis do comando territorial de Viseu zelado diariamente pelo cumprimento das missões que lhe são cometidas por forma a robustecer a segurança interna, perante os desafios e anseios impostos pelas comunidades que em nos muito honra servir», defendeu.
As comemorações da GNR no distrito terminam a este sábado, com um concerto com a Banda Sinfónica da GNR. O espetáculo está marcado para as 21h30, no anfiteatro da ACERT. A entrada é livre e gratuita, mas sujeita à aquisição de bilhetes, que estão disponíveis em www.bol.pt e na bilheteira da ACERT.
No edifício da Câmara Municipal de Tondela a população pode ver, até hoje, uma exposição histórica composta por meios que a Guarda Nacional Republicana tem utilizado desde que foi fundada em 1911.
Esta quinta-feira decorreu, na Igreja Matriz, uma cerimónia religiosa que foi presidida pelo Bispo de Viseu D. António Luciano. Na quarta-feira, o Parque Urbano foi palco da iniciativa “A Guarda no Parque”, uma demonstração de meios e atividades da força policial destinadas a toda a comunidade.