De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se, para os dias 17, 18 e 19 de maio, a continuação de tempo quente e seco, em especial nas regiões do Norte e Centro.
Há, assim, incremento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como, o aumento da dificuldade das ações de supressão, sobretudo no interior Norte e Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo.
Na capital do distrito, Viseu, espera-se que as temperaturas cheguem aos 24º, esta quarta e na próxima sexta feira.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, é proibido fazer queimada extensiva sem autorização, devendo, em caso de dúvida, os cidadãos informarem-se na Câmara Municipal ou através do 808 200 520.
Nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo é, igualmente, proibido fazer queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia. Não é permitido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito. É, também, proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas. É proibido lançar balões de mecha acesa e foguetes (o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal); e não é permitido o uso de motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, devendo-se evitar a utilização de grades de discos.