Teatro Viriato sai dos palcos para a rua

10/06/2024 11:10

Nos dias 22, 26 e 27 de junho e 06 e 13 de julho, o Teatro Viriato deixa os palcos e vai para a rua com propostas culturais diferentes na área de circo contemporâneo, cruzamentos disciplinares, teatro e leitura encenada.

O Parque Urbano de Santiago e a Mata do Fontelo serão os espaços que irão declarar aberta a época dos espetáculos fora de portas. 

PROGRAMAÇÃO

22 de junho – 17h30 – “B.O.B.A.S. Banda Orquestral de Cerimónia Funeral” no Parque Urbano de Santiago – Entrada Livre

Sinopse: Uma humilde banda musical organiza cerimónias fúnebres, mas, desta vez, o padre e o morto não chegam. Estas três músicas, durante o atraso do falecido, partilham com familiares e amigos uma espera extremamente incómoda e desastrosa.

26 e 27 de junho – 19h30 – “Paisagens Inúteis” no Pavilhão Desportivo do Fontelo – Preço 4€

Sinopse: Depois de, em 2023, ter estado em residência artística no Teatro Viriato, Vanda R Rodrigues regressa a Viseu para apresentar o projeto que resultou desse processo de criação: um espetáculo que ousa considerar todas as capacidades como pretexto para aceder e dialogar com a paisagem, onde a língua falada, além da portuguesa, é a língua gestual portuguesa. Pelo caminho, questiona-se “Até que ponto o quotidiano nos permite ver e ouvir uma paisagem? Teremos o tempo para abarcar a sua totalidade?”. Um espetáculo fora de portas a não perder.  

6 de julho – 21h30 – “A Cidade e as Serras (Não é Eça) no Parque Urbano de Santiago – Entrada Livre

Sinopse: Terras de Sol Posto, uma aldeia enterrada no vale onde o sinal de telemóvel e de televisão não chega, é habitada apenas por Idalécio, Amândio e uma só ovelha, onde, certo dia, veem a sua realidade pacata alterada com a chegada de promessas mediáticas de dois empreendedores. 

13 de julho – 16h – “Noite Fora: 1 tarde na Floresta – Criação, leituras e conversas teatrais” no Café dentro da Mata do Fontelo – Preço 3€

Sinopse: O “Noite Fora” chega à sua vigésima sessão e, por isso, quisemos celebrá-lo numa edição que alarga horizontes e sai porta-fora em direção à Mata do Fontelo. Aqui, será performada a leitura de um texto original desenvolvido com artistas da região para “1 Tarde na Floresta”. A autoria e direção desta sessão ficarão a cargo de Rui Catalão. 
 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *