Teatro Viriato apresenta “Parasomnia”

2 semanas atrás
18 Views

Qual é o lugar do sono e do sonho na sociedade atual?

Parasomnia questiona o lugar do sono e do sonho na sociedade atual, norteada pela eficácia e pela produtividade. Nesta instalação-performance promove-se a “estimulação da produção de melatonina”, os “vapores de sonolência apropriados à indução de um sono regenerador propício à prática do sonho lúcido”, a desaceleração dos corpos e o arrastar das vidas.

Por entre as salas onde está espalhada a instalação, Patrícia Portela convida-nos para uma experiência imersiva com recurso às artes visuais, poemas e sugestões interativas. Ao longo do percurso somos incitados a esperar, a desacelerar, a estar; a rendermo-nos a um estado que oscila entre a dormência e a vigilância. Somos induzidos a adormecer ou talvez a acordar. Cada um de nós decide quando e como deve abandonar cada um dos aposentos.

Parasomnia foi uma das cinco obras finalistas do Prémio Media Art Sonae 2015.

Pode ver a performance no dia 8 de novembro às 19h30 e no dia 9 de novembro às 18h00 e às 21h30. O espetáculo dura cerca de 180 minutos (mas pode ser vista durante o tempo que se quiser) e aconselhado a maiores de 16 anos.

O bilhete tem um preço único de 5€.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *