S. João da Pesqueira identifica 119 assintomáticos em testes ao COVID-19

30/01/2021 15:12

O presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro garantiu, à agência Lusa, que dos 4612 testes realizados no concelho, 119 deram positivos ao SARS-CoV-2. Uma ação que vai continuar semanalmente nos elementos da proteção civil municipal.

“Fizemos 4612 testes e destes 119 resultaram positivos, sendo que eram assintomáticos e desconheciam que tinham o vírus” SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, explicou Manuel Cordeiro.

O presidente da autarquia adiantou, ainda, que “gostaria de ter testado toda a população, num universo de 7.200 pessoas no concelho, mas obviamente só fez quem quis”.

“Não sendo da nossa responsabilidade, resolvemos fazer testes à população para detetar possíveis casos de assintomáticos e, desta forma, tentar controlar o vírus, mesmo sabendo que não é possível, mas queremos reduzir drasticamente o número de contágios”, disse.

Dos testes rápidos adquiridos pela autarquia para a população, algumas centenas foram entregues aos bombeiros e à proteção civil municipal para que “todas as semanas serem testadas os elementos que mais se expõem”.

Manuel Cordeiro explicou que no decorrer da semana em que a equipa, de 19 elementos, esteve no concelho a fazer testes, o médico esteve a dar formação a três elementos dos bombeiros voluntários e a um da proteção civil da Câmara.

O objetivo, explicou, é “todas as semanas mais de 60 elementos, entre bombeiros e Câmara, da proteção civil, fazerem testes, uma vez que andam mais expostos ao vírus, quer pelo transporte de doentes, quer pelo restante trabalho que realizam”.

O presidente disse ainda que a Câmara tem “duas equipas diariamente no terreno, junto da população, a entregar medicamentos e alimentos” a pessoas infetadas, a quem está em isolamento, “ou a quem mais precisa”.

//Lusa e redação//

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *