PSP reforça formação de efetivos em língua gestual

15/11/2021 14:39

No Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, a Polícia de Segurança Pública anuncia uma parceira com a Porto Editora para reforçar a capacidade de comunicação entre todas as comunidades.

Sabendo que aproximadamente 30 000 cidadãos comunicam quotidianamente por intermédio desta língua, a PSP desde 2016 já ministrou formação a 100 polícias.

O intendente Nuno Carocha, responsável pela comunicação da PSP, sublinhou, esta manhã, na TSF, que, desde 2016, já formaram 100 polícias capazes de comunicar em língua gestual.

“Por intermédio desses 100 polícias, a PSP contribuiu com novas entradas na Infopédia onde temos polícias a explicar como é que se comunica em língua gestual portuguesa. É um acervo que começamos agora a construir nesta parceria e que irá sendo incrementado ao longo do tempo com o trabalho que vai ser desenvolvido”, explicou, esta manhã, na TSF, o intendente Nuno Carocha, responsável pela comunicação da PSP. Nuno Carocha refere que são “palavras comuns”, mas que dizem “mais à polícia”, como por exemplo, “polícia”, “confiança”, “consistência” ou “denúncia”.

O responsável pela comunicação da PSP considera que é importante passar uma mensagem de segurança.

“A língua gestual portuguesa é uma das três línguas oficiais de Portugal, é uma língua que pode e deve ser falada ou utilizada por todos, porque somos pais, amigos, familiares de pessoas surdas e que utilizam esta linguagem no seu quotidiano”, afirma, reforçando a importância de mostrar a “toda a população e, em especial, a este segmento da população, que encontra na PSP um interlocutor que percebe e que está muito aberto a este tipo de comunicação”.

“Não há qualquer tipo de dificuldade por parte desta comunidade em fazer-se entender e solicitar qualquer tipo de pedido de auxílio ou de apoio à PSP “, acrescenta.

Para os cidadãos que comuniquem em língua gestual e que tenham necessidade de contactar via 112, através da App MAI112, podem comunicar com um operador formado em língua gestual portuguesa.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *