Penedono: 20 anos de BTT na Beselga vão ser comemorados este fim de semana

09/11/2023 18:16

A Beselga, no concelho de Penedono, vai, no próximo domingo, dia 12 de novembro, receber, novamente, centenas de pessoas, em provas desportivas, que aliam a saúde ao desfrute da natureza e ao convívio.

Num ano em que são comemorados os 20 anos de BTT na Beselga, a Associação Humanitária Cultural e Recreativa Beselguense, em parceria com o município de Penedono, realiza a XVIII edição da Maratona de BTT Trilhos do Ceireiro, com três trajetos competitivos diferentes de 25, 45 e 60 km. Haverá ainda uma caminhada, de 8 km, e um passeio de BTT, com 10 km.

Eugénio Proença, presidente da direção da associação, fala dos pontos fortes da prova. «O que temos aqui de bom são os nossos trilhos. Não só na Beselga, mas no concelho de Penedono. Temos muitos trilhos naturais, que aproveitamos, e outros são abertos por nós em terrenos privados. Se, ao longo das edições, estivéssemos a repetir sempre o mesmo trilho, acabava por ficar esgotado. Assim, como vamos inovando, as pessoas, praticamente todos os anos, fazem um percurso novo. Tudo isto aliado, também, a uma boa gastronomia. Se os participantes sofrerem um pouco durante o trajeto, no fim, vão ser compensados com um almoço, que parece um casamento. Começa, cá fora, com as entradas, e prossegue dentro da Junta de Freguesia.»

Os inscritos, que são já mais de 900, vêm desde o Minho até ao Algarve, mas também de fora. «Temos bastante espanhóis e de vários sítios. Inicialmente, eram de mais perto, da Galiza, contudo agora vêm de Madrid e outras localidades de Espanha, o que acaba por refletir a promoção que temos feito além fronteiras» destaca Eugénio Proença. «Ao longo dos anos, as inscrições estavam limitadas a 750. Agora temos ido um bocadinho mais além, devido a algumas novidades, como por exemplo, o aluguer de tendas. O município também nos tem ajudado mais e tudo junto permite-nos receber mais gente», acrescenta.

Numa iniciativa que alia a competição ao lazer e junta gente de várias idades, são também muitos os repetentes. «Temos dois participantes que não perderam nenhuma edição. E, curiosamente, são pessoas de fora. Há, igualmente, outras com muitas participações. Acabam por ficar aficionadas, ao longo dos anos, e já faz parte do calendário delas vir à Beselga», acrescenta o dirigente. Este ano, o evento conta com uma novidade adicional. «No fim, iremos cantar os parabéns à associação, neste caso os 20 anos do BTT, porque começamos como passeios e depois com a maratona. As pessoas vão poder comer bolo e fazer um brinde».

Num evento, que tem crescido e melhorado de edição para edição, as expetativas para o fim de semana que se avizinha, são, segundo, Eugénio Proença, promissoras.

«Todos os anos, melhoramos. Primeiro não tínhamos prémios. Agora já os temos por categorias. Na última edição, introduzimos o passeio do BTT, para os mais novos, e a caminhada, que permite que as pessoas, com pouco para fazer ou que estejam à espera, também participem, acabem por fazer exercício, ver paisagens diferentes, e até levem uns sacos de cogumelos. Por sua vez, esta é também uma forma de animar a nossa aldeia, porque a Beselga, como todas as terras do interior, está quase a desaparecer, e num dia, pelo menos, estarem aqui mais de mil pessoas é muito bom. Para além do fator económico, com as dormidas, os cafés, e a maior afluência ao Mercado Magriço, em Penedono. Por isso, as expetativas são boas. Só queremos que todos se divirtam, não se magoem e que levem daqui uma experiência agradável.»

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *