Palácio de Anadia: Morreu o Conde Manuel Paes do Amaral

31/07/2020 19:46

Morreu o Conde de Anadia, Manuel Paes do Amaral. A notícia foi anunciada esta semana pelo Palácio dos Condes de Anadia, gerido pela família Amaral e situado em Mangualde.

Manuel Paes do Amaral foi um dos grandes impulsionadores do projeto de abertura ao público do Palácio dos Condes de Anadia em Mangualde, casa que sempre foi da sua predileção e que habitou durante longas temporadas.

“Pela sua mão, foram realizadas as importantes campanhas de conservação e restauro que permitiram a salvaguarda deste importante conjunto, ao longo dos setenta anos em que foi seu proprietário. Juntamente com a Condessa d´ Anadia, acolheu a ideia da abertura ao público, daquela que era a sua casa, de uma forma entusiasta e interessada.”

“Manter o património e manter o palácio enquanto herança e testemunho da história da Família foram ideias que sempre acompanharam o Conde d’ Anadia, que, de uma forma inovadora as partilhou com um público alargado, e que hoje podem assim ser usufruídas.
Sucede-lhe o seu filho, Miguel Maria de Sá Paes do Amaral, VIII Conde d’Anadia.”

As origens da Casa dos Paes do Amaral, em Mangualde, remontava a finais do século XVI, tendo sido engrandecida a partir de 1644, quando Gaspar Paes do Amaral, Capitão-Mor de Mangualde, instituiu em vínculo a Capela que possuía nos termos da vila, localizada defronte do senado e consagrada a S. Bernardo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *