O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) entregou, na passada quinta-feira, dia 26 de janeiro, em Coimbra, 95 bandeiras verdes de “Autarquia Familiarmente Responsável”, um número que evoluiu 13%, face às 84 entidades premiadas o ano passado, e 145 aderiram ao projeto. No evento, foi anunciado uma nova distinção a partir de 2023, das 3 medidas mais inovadoras dos últimos 3 anos.
Os municípios de Nelas, S. P. Sul e Viseu estão entre as autarquias distinguidas há três ou mais anos consecutivos. Todas as medidas adoptadas em 2021 por cada município distinguido podem ser consultadas aqui.
Com a participação da ELFAC – Confederação Europeia das Famílias Numerosas, no evento foram também entregues os diplomas aos 56 municípios portugueses que integram a Rede Europeia das Autarquias Amigas da Família.
Regina Maroncelli, Presidente da ELFAC evidenciou que “a pandemia, a crise energética e a guerra são emergências que pedem prioridade, e não pode haver alegria maior para um autarca do que ter contribuído para um lugar onde é agradável viver, trabalhar, ter filhos e envelhecer. Onde é bom voltar, um lugar de onde não queremos sair.” Raul Sanchez, secretário-geral da ELFAC, frisou também que “o Inverno demográfico não garante a substituição das gerações e conduz ao declínio de todo o sistema económico e do bem-estar social e pessoal”, evidenciando “precisamos de novas políticas públicas que coloquem as famílias no centro”.
O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.
Tendo como Mecenas Principal a Fundação Millennium bcp, é o único Observatório que avalia políticas locais com esta abrangência: cobertura territorial e áreas avaliadas.