Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo e Tabuaço são os concelhos no distrito de Viseu que vão estar, esta sexta-feira, em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As temperaturas poderão atingir os 32º, com as regiões, igualmente, em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV). O IPMA recomenda, assim, que se evite o mais possível a exposição ao sol (em particular, das crianças), que se utilize óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar.
Já a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que é proibido fazer queimada extensiva sem autorização, e nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo, é proibido fazer queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia (a população deve informar-se na respetiva Câmara Municipal ou através do 808 200 520).
Ainda, nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo é proibido: utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e
nos locais devidamente autorizados para o efeito; fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas; usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.
Para se proteger do calor, a ANEPC reforça a importância de: aumentar a ingestão de água, pelo menos 1,5 litros/dia o equivalente a 8 copos; aplicar protetor solar com fator superior a 30, a cada 2 horas; usar chapéu e roupas claras, largas e frescas; optar por refeições leves e frescas; e refrescar-se com água ao longo do dia.