O Auditório Maria José Cunha, na Fundação Lapa do Lobo, em Nelas, recebe, no este sábado, 20 de janeiro, dose dupla de cultura. Para as 15h está marcado o espetáculo “A Manta do José, uma história-canção” e às 16h vai ser inaugurada a exposição “A Manta do José”. O evento, para maiores de 3 anos, tem entrada gratuita, embora sujeita a reserva.
O livro “A Manta do José”, da autoria de Miguel Gouveia e com ilustrações de Raquel Catalina, desdobra-se em dois momentos: às 15h, o espetáculo “A Manta do José: uma história-canção”, apresentado por A Monda Teatro-Música, e, às 16h, a inauguração de uma exposição inspirada neste livro, que explora os laços familiares e o valor afetivo dos objetos, através da relação entre o neto José e o seu avô alfaiate.
A exposição, concebida por Ana Seia de Matos e Dennis Xavier ficará disponível para visita até 20 de abril de 2024.
Sinopse: Quando o José nasceu, o avô, que era alfaiate, ofereceu-lhe uma manta, uma bonita manta feita à mão para o berço do seu primeiro neto. Assim começa esta terna história adaptada da tradição judaica sobre a infância e a passagem do tempo, onde um cúmplice avô encontra sempre uma solução para que uma velha manta, que em tempos ofereceu ao seu neto, não desapareça. Aproveitando o tecido para várias peças de vestuário, até apenas haver o suficiente para forrar um botão, a manta vai acompanhando o José durante o seu crescimento. No entanto, o botão acaba por desaparecer, e contra todas as probabilidades, o avô do José surpreende-o uma vez mais, conseguindo algo a partir do nada e fazer aquela manta durar para sempre.
Esta é também uma proposta inserida no Plano Anual de Atividades dos alunos do 1.º e 2.º anos dos Agrupamentos Escolares de Canas de Senhorim, Nelas e Carregal do Sal.