“Informar para Integrar” foi o tema de uma sessão de informação/sensibilização dirigida à população imigrante residente no concelho de Nelas, promovida pelo município, na passada quinta-feira, 22 de fevereiro, no Auditório do Edifício Multiusos.
A sessão contou com a presença do presidente da Câmara, Joaquim Amaral, e teve como moderadora do debate a vice-presidente, Elsa Loureiro, entre as apresentações da adjunta do diretor do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, Elisabete Sampaio, da diretora do Agrupamento de Escolas de Nelas, Olga Carvalho, da médica de Saúde Pública do concelho, Joana Cardoso, da diretora do Núcleo de Intervenção Social do Centro Distrital de Segurança Social de Viseu, Rosário Simões, do técnico superior do IEFP de Viseu, Hugo Rodrigues, e dos inspetores tributários da Direção de Finanças de Viseu, Maria João Barros e Brás Martins.
Joaquim Amaral deu as boas-vindas à comunidade imigrante, que já conta com cerca de três centenas de novos munícipes registados no CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, do município de Nelas, reforçando a importância desta iniciativa no apoio e acompanhamento na integração da comunidade imigrante, desde a fase inicial, até à fixação no concelho.
«Esta sessão tem como objetivo primordial juntar a comunidade migrante, conhecermo-nos, dialogarmos, e sobretudo informar e apoiar-vos neste processo de integração num novo território, num novo país, para muitos de vós».
O edil agradeceu a presença das diversas entidades que contribuíram nas suas exposições para um melhor esclarecimento sobre o acesso à Educação e Saúde, e às questões do emprego, Segurança Social e Finanças.
«São momentos como estes que proporcionam apoio fundamental, através da exposição de dificuldades e entraves a uma plena integração, e que permitem delinear uma atuação concertada das diferentes entidades que atuam na área das migrações, promovendo a inclusão e bem-estar de todos, independentemente da sua origem», disse. Destacou ainda a disponibilidade dos Serviços do Município em apoiar, acompanhar e esclarecer, desde o CLAIM, Serviços de Intervenção Social, Loja do Cidadão, Gabinete de Inserção na Vida Ativa, equipa da Promoção do Sucesso Educativo, uma equipa multidisciplinar composta por técnicas de psicologia, terapia da fala, mediação social e familiar, em sintonia com as instituições do território presentes.
A intervenção do autarca destacou, igualmente, o compromisso da Câmara Municipal de promover a inclusão, quer no apoio concedido nos apoios referenciados, quer através da criação de um ambiente acolhedor para todas as famílias, na integração escolar e comunitária e na criação de espaços seguros e adequados para o desenvolvimento das crianças. «Há uma crescente fixação de pessoas pelas freguesias, inclusive nas mais desertificadas, por isso mesmo estamos a renovar, requalificar e a instalar novos parques infantis: Caldas da Felgueira, Igreja e São João do Monte (em Senhorim e, brevemente, nas Carvalhas e na Vila), mas também em Moreira, sem esquecer a manutenção dos existentes em articulação com as freguesias. Uma medida inserida num conjunto de iniciativas que visam proporcionar condições para fixar população, melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento sustentável do nosso concelho».
A sessão permitiu, igualmente, que os presentes tivessem questões e dúvidas esclarecidas, relacionadas com temas como a regularização de documentos, inscrição no Instituto de Emprego e Formação Profissional, Unidades de Saúde Familiar e na Segurança Social Direta, e direitos e obrigações perante a Autoridade Tributária.