A Câmara Municipal de Mangualde que, no ano passado, implementou um programa de ginástica laboral para todos os trabalhadores, conseguiu atingir cerca de 1800 frequências em oito meses, de março a 6 de dezembro, excluindo agosto, período de férias.
A promoção de exercício físico é feita em diversos locais de trabalho, nomeadamente no edifício da Câmara Municipal, Estaleiro, Biblioteca, Piscinas, CIDEM, Arquivo, Loja Social e Estádio.
As aulas são disponibilizadas uma vez por semana, durante dez minutos, em horário de expediente, orientadas por profissionais qualificados, que ajudam a prevenir e a combater problemas musculoesqueléticos, posturais e psicológicos, decorrentes da atividade laboral.
A este programa de adesão voluntária, 1231 frequências dizem respeito a trabalhadores do sexo feminino e 557 ao sexo masculino. A maior participação é por parte de quem exerce funções no edifício dos Paços do Concelho (816). Seguem-se os funcionários do Estaleiro (320 frequências) e da Biblioteca Municipal (280 frequências).
«Os números são reveladores do sucesso desta iniciativa com a qual pretendemos promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida e a motivação de todos os nossos colaboradores», justifica o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, que reconhece os benefícios do programa, lançado no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não-Descriminação do Município, eixo de intervenção IV Saúde.
«O exercício físico reduz o stress, fortalece o espírito de equipa, aumenta a produtividade. Além disso, estamos a promover este programa sem custos acrescidos, uma vez que recorremos a professores das piscinas municipais, equipamento que nesta altura está a ser alvo de obras de requalificação», adianta o autarca.