O feito aconteceu no domingo passado, 29 de outubro, durante a partida da jornada 7 da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu, que terminou com a vitória do Nespereira FC, por 2-0, frente à AD Sátão.
O reconhecimento, por parte da Associação Desportiva de Sátão, para o médio Francisco Alberto Rodrigues Santos, de 25 anos, foi tornado público nas redes sociais.
«Porque os valores humanos são sempre o melhor que há no futebol, ontem foi mais um exemplo disso. O nosso Chiquinho, médico de profissão, ao ver o adversário totalmente inanimado e sem sentidos no chão, não hesitou e correu para logo prestar o melhor auxílio. O jogador do @nespereirafc, ainda no momento ficou estável e ao qual endereçamos as rápidas melhoras.»
Uma nota também foi deixada do lado da equipa da casa: «Não podíamos deixar ainda passar sem agradecer a rápida intervenção do atleta da @adsatao Chiquinho à lesão do nosso atleta Rúben, no jogo dos seniores masculinos merecedora da parte do árbitro do cartão branco.»
O cartão branco foi lançado em 2015 pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e premeia comportamentos eticamente relevantes. Destina-se a ser exibido pelos árbitros quando se verificam atitudes claras de ‘fair-play’ de atletas, dirigentes ou do público.
Foto: AD Sátão