Festival Internacional de Dança Jovem, Lugar Futuro, acontece esta semana, em Viseu

19/03/2024 14:50

A IV edição do Festival Internacional de Dança Jovem, Lugar Futuro, acontece esta semana, nos dias 21, 22, 23 e 24 de março, em Viseu.

Na sua 4ª edição, o festival LUGAR FUTURO regressa em 2024 no mês de março, para celebrar a primavera com a dança e promover o trabalho de jovens criadores e intérpretes, quer na estreia de novas obras coreográficas nacionais e estrangeiras, bem como para a apresentação de primeiros trabalhos de coreógrafos emergentes, num programa que se divide entre o Teatro Viriato e o Auditório do IPDJ, com a ajuda financeiro do município de Viseu, entre muitos outros apoios públicos e privados.

O programa de quatro dias, com direção artística de Leonor Keil, é composto pela apresentação de espetáculos, filmes, masterclasses e conversas com o público, numa perspetiva de intercâmbio de experiências entre os criadores e  os intérpretes participantes, a que se juntam alunos e professores de escolas de dança nacionais e estrangeiras, em ambiente de partilha ao vivo com o público da cidade de Viseu e também por todo o mundo em formato live streaming.

Um dos pontos altos do programa desta edição são duas estreias, uma de Chen Nadler, em co-produção com o festival, a coreógrafa selecionada pelo público na terceira edição, e uma peça da coreógrafa Joana Providência para a Presente – Companhia de Dança Jovem (Viseu).

Outro dos momentos estruturantes é a apresentação de um conjunto de trabalhos intitulados de “primeiras obras”. Uma seleção de seis peças da autoria de jovens coreógrafos portugueses e estrangeiros, de um leque de mais de 170 candidaturas oriundas de 32 países, que promete surpreender pela diversidade, qualidade e frescura das propostas.

O festival conta, ainda, pela primeira vez, com a parceria do festival de vídeo-dança InShadow que, em colaboração com o Cineclube de Viseu, apresenta uma seleção de curtas-metragens premiadas em 2023. E continua a contar com a parceria da Escola Superior de Dança, que este ano mostra trabalhos de alunos de licenciatura e também de mestrado, para além da parceria do Balleteatro do Porto e do Conservatório de Dança de Múrcia, que se estreiam em Viseu. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *