Com direção artística e encenação de Sónia Barbosa e dramaturgia de Keli Freitas, “Take my Breath Away”, da associação Ritual de domingo, estreia no Teatro Viriato, nos dias 24 e 25 de fevereiro.
A Europa está em colapso. Um casal de apresentadores de televisão fala em direto com pessoas de vários países europeus à procura de respostas para perguntas que se perdem no livro de estilo das instituições. Também eles estão à beira do colapso. À espera de algo que os faça acreditar na Europa. O título é provocatório ao tratar de questões como o tratamento de refugiados, a ascensão do autoritarismo, o mundo pós-pandemia, e porque o discurso europeu não encontra identificação com as pessoas. Neste projeto aborda-se o respeito pelos direitos humanos dos cidadãos e das minorias étnicas, mas também o surgimento de movimentos mais extremados que ameaçam o funcionamento democrático. A própria relação dos apresentadores “provoca uma outra camada de interpretação sobre as relações humanas nestes tempos de pandemia (ou pós- pandemia): A relação entre Homem e Mulher na ressaca dos movimentos #MeToo, e todas as questões importantes que que se colocam sobre a igualdade de género.
A peça, com a duração de 75 minutos, que conta com coprodução do Teatro Viriato, é apresentada no dia 24 de fevereiro, às 14h, para turmas do ensino secundário, profissional e superior, e no dia 25 de fevereiro, às 21h, para público em geral, m/16 anos.
Os bilhetes, com um custo que vai dos 5€ aos 10€, para a sessão de público geral, podem ser adquiridos na bilheteira física e site do Teatro Viriato, ou na BOL.
Foto: Teatro Viriato