Escola Sup. de Tecnologia e Gestão do IPV debateu importância da fotografia na promoção de destinos

24/03/2023 15:50

O seminário Shutterbug – Viseu através da lente dos estudantes de inglês para turismo, que se realizou no dia 21 de março no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGV), potenciou uma reflexão sobre a importância da fotografia na promoção de destinos e no marketing territorial, dando igualmente a conhecer os projetos fotográficos desenvolvidos por 48 shutterbugs, termo que se refere a amadores apaixonados por fotografia.

O seminário foi o culminar do Projeto Shutterbug, um projeto de fotografia storytelling digital que envolveu estudantes do segundo ano do curso de Licenciatura em Turismo, no âmbito de uma unidade curricular de língua inglesa, desenvolvido pelas docentes Paula Fonseca e Lurdes Martins, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, com a colaboração do professor José Pereira, da Escola Superior de Educação (ESEV).

O objetivo do projeto passou por «proporcionar aos estudantes oportunidades de reflexão sobre a cidade onde estudam, Viseu, e acerca do seu potencial enquanto destino turístico, sendo igualmente capazes de comunicar essas ideias visualmente através de fotografia e oralmente, em formato de storytelling digital», esclarece o IPV.

O evento contou com Adriana Rodrigues, Chefe do Núcleo Comunicação, Imagem e Relações Públicas na Turismo Centro de Portugal que abordou a forma como a fotografia tem sido utilizada nas campanhas de comunicação da Turismo Centro de Portugal para divulgar esta região tão diversificada, contando histórias e desencadeando emoções. Foi dado especial destaque à campanha “Centro de Portugal, um destino e tanto” que procura, através de imagens verdadeiramente inspiradoras, mostrar que existe tanto para ver, fazer e usufruir, evocando, desta forma, um conjunto de emoções e sentimentos como o bem-estar e a felicidade. 

Também como oradora, esteve Andrea Couceiro, fotógrafa profissional, que desenvolve trabalho de fotografia para o Município de Viseu e que destacou o seu trabalho fotográfico no âmbito do “VisitViseu”, que se tornou o símbolo identificativo da cidade. Foram dados exemplos concretos do papel da fotografia na humanização e das campanhas “2017, Ano Oficial para Visitar Viseu”, “Viseu, Cidade Europeia do Folclore 2018”, “Viseu 2019, Destino Nacional de Gastronomia” e “Viseu 2020. Luz, Câmara, Ação”, que tinham em comum a valorização cultural, o marketing territorial e a promoção e desenvolvimento turístico. 

O painel foi moderado por Cristina Barroco, Pró-Presidente para a Ligação à Comunidade e Transferência de Conhecimento do Instituto Politécnico de Viseu.

No segundo painel, foram dados a conhecer os 19 projetos desenvolvidos pelos estudantes. Tratam-se de projetos bastante diversificados, que provam que Viseu tem imenso para oferecer a quem a visita. Os responsáveis do projeto Shutterbug agruparam os projetos em 4 áreas: os que centram a sua narrativa em figuras históricas, como D. Duarte ou o capitão Almeida Moreira e o seu papel do desenvolvimento da cidade; os que se focam em atrações turísticas como o Largo Pintor Gata ou a Jardim Tomás Ribeiro e nas histórias e vivências que estes locais evocam; os que gravitam em torno da arte, seja de quadros do ilustre pintor Vasco Fernandes ou de exemplos de street art. No último grupo, encontram-se os projetos que relembram costumes e tradições, como por exemplo o projeto Old Stor(i)es, que procura promover Viseu através das lojas antigas da cidade e das histórias dos seus proprietários. Os projetos fotográficos dos estudantes encontram-se em exposição na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, numa exposição curada pelo professor José Pereira.

O evento contou com cerca de 200 participantes, entre estudantes do ensino superior, do ensino profissional, docentes e pessoas anónimas interessadas em fotografia e turismo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *