Domingo de Ramos dá hoje início à Semana Santa

28/03/2021 12:40

O Domingo de Ramos é uma festa que se celebra no domingo anterior ao Domingo de Páscoa e marca o início da Semana Santa. Comemora-se a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, onde ele foi aclamado por multidões como o Filho de Deus.

O Domingo de Ramos significa o reconhecimento de Jesus como filho de Deus. Isso porque, nessa ocasião, as pessoas receberam Jesus abanando ramos de oliveira e palmeira, os quais representam a vitória de Jesus. Jesus era um rei humilde que entrou na cidade montado em um jumentinho, o qual além da humildade, representa a paz – o inverso do cavalo, que remete à guerra.

Como forma de lembrar a data, os católicos costumam levar ramos para a missa para serem benzidos. Também é comum encontrar-se ramos de palmeiras colocados em forma de cruz nas igrejas e nas ruas. Podem, no entanto, utilizar-se outros tipos de plantas locais, como salgueiros, abetos ou outras árvores.

Outra tradição do Domingo de Ramos é o costume de os afilhados oferecerem flores ou ramos aos seus padrinhos e madrinhas, os quais, no domingo seguinte, retribuem o gesto com o “folar”, isto é, como a prenda da Páscoa.

No Domingo de Ramos realizam-se procissões de norte a sul de Portugal, com diversas paragens, retratando-se a Paixão de Cristo.

Fonte: Calendarr

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *