Inaugurado Laboratório de Tondela que produzirá oito a 24 mil ‘kits’ de testes diários

31/07/2020 17:40

O presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, acompanhou hoje a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na inauguração do novo laboratório de produção de kits RT PCR para Covid 19 da empresa ALS, localizada na zona industrial Municipal da Adiça/Tondela.

“Hoje o concelho de Tondela escreve mais uma página dourada da sua já longa história, ao ver crescer a ALS, com a inauguração deste novo laboratório de produção de kits RT PCR para Covid 19, incluindo a síntese bioquímica dos seus componentes e posterior realização em larga escala destes testes. É com muito orgulho que Tondela acolhe mais esta unidade única no país, que permite que Portugal se torne autónomo na produção destes kits e dos seus componentes”, sublinhou.

Já o responsável da ALS Life Sciences Europa do Sul, João Cotta, aproveitou para fazer uma breve apresentação da empresa, criada em 1999, centrando-se depois neste novo investimento na área da biologia molecular.

Este laboratório representa um investimento que ascende a 1 milhão de euros e, além de aumentar muito a capacidade de testagem regional e nacional, vem suprir uma carência em Portugal.

“Vamos produzir os componentes dos ‘kits’ de deteção do coronavírus, vamos montar os ‘kits’ de proteção e também realizaremos a testagem, portanto, temos o ciclo completo e, na Europa, existem apenas duas empresas e nós somos a terceira”, anunciou o diretor-geral da ALS Controlvet.

No caso de haver necessidade, acrescentou, “multiplicam-se para três turnos, o que dá uma capacidade diária de 24 mil testes” e, tratando-se de um laboratório pertencente a uma multinacional “que está em 70 países, obviamente há um mercado de exportação automático”

Nesta ocasião, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, apontou que este projeto, instalado no concelho de Tondela, “é um dos exemplos que gostaria de ver multiplicados”.

“O mundo, o país, pode muito bem depender de uma cidade do interior do país: Tondela. Embora eu tenha dúvidas que Tondela seja interior pela sua dinâmica, mas continuamos a ter grandes desafios nestes territórios e nomeadamente em Tondela”, acrescentou.

No seu entender, com esta tecnologia instalada, a ALS “consegue fazer o que poucas conseguem, num território que muitas pessoas considerariam improvável”.

“É este exemplo que temos de levar ao pais e ao mundo. Não há impossíveis”, referiu.

No final, seguiu-se uma visita ao novo laboratório da ALS, que contou também com a presença da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira; e do presidente do IAPMEI, Nuno Mangas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *