O Coro Infanto-Juvenil da Paróquia de Abraveses vai estar presente na primeira Jornada Mundial das Crianças, que se realiza no próximo mês de maio, nos dias 25 e 26, no Estádio Olímpico de Roma, onde são esperadas 100 mil crianças de todo o mundo.
Ao todo será um grupo de 48 pessoas, constituído por crianças dos 5 aos 17 anos, pais e responsáveis do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) da Diocese de Viseu, que se vai deslocar a Roma para participar nestas jornadas convocadas pelo Papa.
A ida a Roma foi uma ideia que surgiu dos próprios pais das crianças que integram o Coro Infanto-Juvenil, no âmbito da realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), vivida o ano passado em Lisboa. «Foram os próprios pais, mais concretamente um grupo de mães, que viu a notícia da convocação do Papa Francisco sobre a realização da primeira edição da Jornada Mundial das Crianças e que manifestou vontade em ir. Como estas crianças não puderam participar na JMJ, ficaram com aquele “bichinho” e com a ajuda do SDEC e da Paróquia de Abraveses conseguimos organizar esta viagem», explica Abel Dias, responsável pelo SDEC.
Quanto às expetativas, Abel Dias diz serem «muitas», até porque se trata da primeira jornada. «Acreditamos que vai ter um impacto enorme naquelas crianças, não só pelo contacto com o Papa, como pelo lema da própria jornada “Faço Novas todas as Coisas”, que nos leva a sentir que existe o desejo de uma grande necessidade de renovação da Igreja, no que diz respeito à catequese, com o acompanhamento destas crianças, num momento da vida fundamental para o processo de adesão à fé», refere.
O responsável acredita que o Papa também quer deixar um sinal claro que esta faixa etária não pode ser abandonada pela Igreja. «Nós só olhamos para as crianças, quando iniciam a catequese, a partir dos 6 anos, mas é importante que até essa idade também exista um acompanhamento. É também uma forma de se despertar para essa necessidade», realça.
Por outro lado, acredita que esta iniciativa é também uma boa forma de envolver os pais na catequese. «Aqui temos um exemplo de como ao pais, envolvidos na catequese, têm ideias bonitas e válidas, importantes neste diálogo entre a catequese e os pais, que considero ser fundamental», diz.
O Coro Infanto-Juvenil da Paróquia de Abraveses já tem feito um percurso notável, de compromisso eclesial, sendo responsável por animar, liturgicamente, todos os sábados, a missa das 18h00.