Esta quarta-feira, 29 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Dança e na impossibilidade de seguir com as programações agendadas, a Companhia Paulo Ribeiro preparou um projeto criado em exclusivo para apresentação online.
Um projeto sob a direção de São Castro e António M Cabrita, que, através da realização e edição de vídeo, permite que se recrie a ligação entre os corpos, neste caso, distantes. Tal como em LAST, os bailarinos serão acompanhados pela música de Beethoven, The Late String Quartets, interpretada pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos, a partir de uma gravação do espetáculo.
“Não existindo alternativa ao encontro com o público, senão através dos meios digitais, altera-se inevitavelmente o conceito de público e também de apresentação – perdendo-se a beleza efémera e arrebatadora de uma emoção revelada perante olhares testemunhas de um propósito comum – mas acreditando que diferentes aproximações podem gerar novas ligações, em particular neste ano em que a Companhia Paulo Ribeiro comemora 25 anos de existência.” Referem São Castro e António M Cabrita.
A transmissão de LAST at home será feita na página de Facebook da Companhia Paulo Ribeiro, a partir do seu canal no Vimeo, mas também no SubPalco do Teatro Viriato, integrando o programa
“Dança-se na Montanha”, promovido pelo Teatro Viriato, também irá assinalar o Dia Mundial da Dança.
LAST at home nasce da vontade de continuar a produção e a partilha artística mas também da necessidade de contribuir para que a economia do setor não estagne, já que a cultura foi um dos primeiros setores a sofrer as consequências das medidas necessárias para a contenção do COVID-19. “Fizemo-lo reagindo e contribuindo, à nossa escala, para minimizar o impacto vivido pelos profissionais das artes performativas que riscaram das suas agendas o trabalho e os meios de subsistência dos próximos meses. Posto isto, não poderíamos realizar o projeto sem garantir que todos os bailarinos fossem remunerados pela sua interpretação e filmagem”, acrescentam os coreógrafos.
LAST é uma coprodução do Rivoli – Teatro Municipal do Porto, do São Luiz Teatro Municipal, e do Teatro Viriato.
Pingback: Teatro Viriato assinala Dia Mundial da Dança com Dança-se na Montanha – Viseu Now – Portal de Comunicação