O município de Castro Daire organiza, este sábado, 23 de setembro, às 9h30, na antiga escola primária de Ribolhos (junto ao albergue de peregrinos), uma soenga, ou seja, a cozedura numa cova das peças previamente moldadas de barro negro e sua posterior combustão e defumação, ficando, no final do processo, as peças com a tão característica cor negra do barro de Ribolhos. A iniciativa é aberta ao público em geral.
Em paralelo, será inaugurada a Oficina do Barro Negro, um local de interpretação patrimonial que terá no futuro próximo um programa de atividades regulares, como visitas guiadas, demonstrações de soenga, oficinas de olaria para jovens e adultos, exposições temporárias, encontros comunitários, entre outros.
A dinamização das atividades da oficina estará a cargo do município de Castro Daire, em colaboração com a Binaural, a União de Freguesias de Mamouros, Alva e Ribolhos, com artesãos/ãs locais e vindos/as de fora, assim como com o Programa Nacional Saber Fazer e com o Plano Nacional das Artes, dois programas do governo português no domínio das artes e ofícios.