Tem lugar esta quinta-feira, 9 de maio, em Viseu, o primeiro bootcamp “Cria o Teu Futuro” de 2024.
Seguem-se mais três bootcamps, em Tondela, Vouzela e Mangualde, respetivamente nos dias 10, 13 e 15 de maio.
Estes bootcamps fazem parte do programa “Wanted – Escolas Empreendedoras”, uma iniciativa da CIM Viseu Dão Lafões. O objetivo principal é proporcionar aos candidatos a empreendedores – alunos do ensino secundário e profissional da região – um dia de formação intensiva, durante o qual têm a oportunidade de acelerar e melhorar as suas ideias de negócio.
Os participantes são as equipas dos alunos que submeteram previamente as suas ideias no programa Wanted. Nesta 12.ª edição do programa, foram submetidas 49 ideias de negócios, por parte de 120 alunos de 15 escolas da região.
Com a duração de um dia, cada bootcamp começa com a receção dos participantes e a apresentação da “Ideias – Elevator Pitch”. Em seguida, os alunos assistem a palestras com empreendedores – hoje, em Viseu, o orador foi José Pedro Moura. Os momentos seguintes consistem nas atividades “Olimpíadas Empreendedoras”, “Vídeo Pitch” e também em períodos de trabalho personalizado.
Após os quatro bootcamps, a próxima fase do programa Wanted envolve a submissão de projetos já mais desenvolvidos por parte das equipas concorrentes. Por fim, o júri selecionará as 12 ideias de negócio finalistas, que serão apresentadas na final do Concurso Intermunicipal. De entre estas, sairá a grande vencedora.
Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, «o projeto Wanted Escolas Empreendedoras é mais uma iniciativa de sucesso junto da comunidade educativa e empresarial, do qual muito nos orgulhamos. Com esta 12.ª edição, queremos continuar a inspirar os jovens da região a desenvolverem as suas ideias de negócios, trabalhando as suas competências ao nível do empreendedorismo. Viseu Dão Lafões é um território dinâmico, que aposta na criatividade dos seus jovens, como o demonstram este e outros projetos que a CIM tem a decorrer».
O programa Wanted visa proporcionar aos alunos do ensino secundário e profissional o contato com jovens empreendedores, estimulando assim o seu próprio empreendedorismo, a criatividade e o desenvolvimento de competências de comunicação e de definição de modelos de negócio.