Integrados no stand da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, o município de Aguiar da Beira apresentou, esta quinta-feira, os seus eventos, os produtos endógenos e a modalidade de orientação.
Para o presidente da autarquia, Virgílio Cunha, esta participação conjunta é «uma ideia excelente. É de louvar que os 14 municípios estejam cá como um só, defendendo um só. Cada um com as suas características, mas estamos aqui para nos complementarmos uns aos outros».
Em entrevista ao Viseu Now, e em relação à modalidade de orientação como fator turístico, o autarca realçou que já haviam «muitos turistas baseados na gastronomia, nos produtos endógenos e até na restauração, mas com o surgimento da modalidade da orientação e a organização do Campeonato do Mundo de Juniores houve um grande crescimento».
Durante a apresentação na BTL, Virgílio Cunha, destacou ainda a atribuição do prémio de “Personalidade do Ano” à organização do Campeonato do Mundo de Juniores, que decorreu em 2022 no concelho.
A orientação tem sido um fator de desenvolvimento no concelho «desde o dia 1 janeiro até ao dia 31 de dezembro, estão sempre atletas a treinar nos nossos percursos. Ainda agora estão três seleções, a Suécia, a Suíça e Austria, com cerca de 70 atletas. Existe sempre permanentemente atletas estrangeiros no nosso concelho», acrescenta o representante da autarquia.
Quanto aos eventos, Virgílio Cunha destacou a Feira do Pastor e do Queijo que acontece já este domingo, 5 de março. Esta «é uma festa um pouco diferente, nós premiamos a queijeiras e os queijos, mas também os animais e os pastores. E ele acontece numa freguesia onde existe mais gado ovino da raça Bordaleira».
Mais no final do ano existe ainda a Feira do Míscaro. «Por exemplo, os restaurante em Viseu vão apanhar este produtos às freguesias de Pinheiro e Cortiçada. Porque temos um clima que faz com que sejam de qualidade», finaliza o presidente.