17.ª edição do FIMPViseu arranca hoje com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins

02/04/2024 09:40

Com uma programação variada e abrangente, o Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu (FIMPViseu) vai passar, de 2 a 20 de abril, por locais emblemáticos da cidade como o Museu Nacional Grão Vasco, o Teatro Viriato, a Aula Magna do Politécnico de Viseu, a Igreja da Misericórdia, o Auditório da Escola Secundária Emídio Navarro e o Pavilhão Multiusos. 

Com organização da PROVISEU/Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão e o município de Viseu , o Festival inicia com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, e o ponto final aos 20 concertos programados, será com a obra-prima de G. Mahler, a Sinfonia n.º 2 “Ressurreição”, interpretada pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, solistas e 2 Coros.

Além dos concertos, o festival também promove a inclusão social através dos Concertos Pedagógicos, chegando a diferentes públicos e promovendo a arte como forma de expressão e transformação. As masterclasses oferecem uma oportunidade para alunos e profissionais desenvolverem os seus conhecimentos e se inspirarem com os ensinamentos de professores de renome internacional. 

Destaque, também, para o 6.º Concurso Internacional de Guitarra de Viseu. Com 27 concorrentes, de 14 países, «é uma importante rampa de lançamento de jovens talentos, promovendo a excelência musical, e proporcionando momentos mágicos para o público. É a não perder a prova final deste concurso, que decorrerá no dia 6 de abril no Teatro Viriato», salienta José Carlos Sousa, diretor artístico.

Apelando à participação e envolvimento de todos, o professor deixa a mensagem: «Num contexto internacional de guerra e destruição, gostaria de relembrar as palavras sábias de Martin Luther King Jr. “A música é o remédio da alma, capaz de curar feridas emocionais e transformar vidas. Ela tem o poder de unir, inspirar e promover a paz.”»

Toda a programação disponível em: https://musicadaprimavera.pt/pt/doismilevinteequatro/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *